05 julho 2013

A Seleção, A Elite: Os melhores jeitos de perder quase totalmente o controle!

"A propósito - ele prosseguiu, elevando um pouco a voz -, se você não quiser que eu me apaixone, não pode ficar assim tão linda. A primeira coisa que farei amanhã será mandar suas criadas costurarem uns sacos de batata para você usar" - Maxon, a Seleção.

Há mais ou menos 1 hora, eu fico com minhas pernas moles, bambas. Comecei a beber água mais que o normal; subi as escadas e as desci por pelo menos duas vezes; fui até a cozinha; isso é o que faço quando estou nervosa. Me movimento.
A razão?
Eu terminei A Elite, de Kiera Cass.
Devo ser sincera e dizer que faz algum tempo desde que me senti assim com um livro. Com essa intensidade, pelo menos.
Perdoe-me se esse post for especialmente grande. 
Acho que ainda estou chocada demais! Esse livro me quebrou lentamente, e depois, reconstituiu os pedaços. Quando eu achava que tudo estava perdido, um pouco depois estava tudo bem. Meu coração acelerou muitas vezes nesses quatro dias em que eu levei para ler A Seleção e A Elite (até O Principe). Não sei como começar. Talvez com a sinopse?
Spoilers. Cuidado.

Então ok. A Seleção é uma série centrada em America Singer, uma jovem de 17 anos que vive em um país chamado Illéa, divido em castas, que vão de Um (A Familia Real) até o Oito (Moradores de Rua). O país é jovem, comparado a outros, e luta para fazer alianças. Ele originalmente era os Estados Unidos, mas após que ele foi tomado pela China, seu povo se reuniu, com povos de outros países, como o México, para se virar contra os chineses. Essa "juntança" de países formou Illéa.
America é da Casta número Cinco, e por isso, é uma artista. Ela é apaixonada por Aspen Leger, um garoto que é uma casta abaixo da dela, e por isso, não pode falar nada sobre o namoro secreto dos dois. Acaba que Aspen termina com America um pouco antes de ser chamada para A Seleção, por puro orgulho.
Claro, devo falar o que é A Seleção: Quando um príncipe atinge a maioridade, uma competição entre 35 mulheres de certas idades, uma de cada província, é acirrada enquanto todas tentam ser a escolhida para a esposa desse principe. Cruel? Talvez.
America parte para o palácio ainda amando Aspen, que acaba se tornando um guarda do palácio mais tarde, o que faz com que eles tenham quase que romance secreto. O que impede realmente de que America fique com Aspen são duas coisas: ela está na competição pelo coração do príncipe, então, ela não pode ficar com mais ninguém no palácio; segundo que ela está realmente começando a gostar de Maxon. Aspen ainda está "competindo" pelo coração de America, mas parece que isso não vai dar muito certo.
Maxon é absolutamente fofo! Depois do Aspen terminar com a America, a menina acaba confessando para o príncipe que está ali por causa da comida (HUE) e porque tem alguém que ela quer esquecer. 
E o Maxon a deixa no castelo.
Meus deuses.
Claro que isso não funciona muito bem, porque o Aspen acaba se tornando um guarda (-.-) mas enfim...
Como diria o Maxon, vou fazer primeiro minhas obrigações para depois falar de quem eu realmente gosto.
Então. Aspen.
Ele é um orgulhoso. Não tem outra maneira de colocar isso; Ele terminou com a America porque achava que ela não podia fazer muita coisa por ele, que teria que ser ao contrário: Ele cuidaria da America, ele que colocaria comida na mesa e tudo. Ele ignorou os dois anos em que eles passaram juntos e terminou com ela.
Além disso, ele, quando guarda do castelo, começou a beijá-la porque achava que ela ainda o amava. Claro que é verdade, e ela também é muito errada em quase que brincar com o principe - ser a amiga dele, e depois que ele a beijou (socorro) continuar vendo o Aspen. 
Inclusive quando ela percebeu que gostava do Maxon! America, querida, você não pode ficar com os dois.
O Aspen, ainda, em A Elite, deixa basicamente a garota sufocada pois ela gosta do Maxon. Ele a vê como um prêmio; e isso não é legal.
Ao contrário do Maxon, que é... Perfeito. Adorável. Tudo.
Maxon é a coisa mais fofa que você pode imaginar em um príncipe. Não é fresco; ele é gentil na medida certa, é generoso, é tudo. Não tenho palavras. 
Principalmente no primeiro encontro com a America: ele a deixou sair porque a garota estava com falta de ar. Cuidou dela, conversou até que ela se acalmasse. 
Mas isso nem se compara aos outros encontros: Maxon disse que, se queria uma esposa, ela teria que amá-lo e queria amá-la também. Ele deu um bracelete para America; Fez uma festa só por causa dela; disse que, se America tivesse certeza que queria ficar com ele, ele já teria acabado com A Seleção.
O que me leva As Selecionadas. Quase todas são legais, com exceção da Celeste. E essas são as que recebem destaque:
Marlee: Essa menina me surpreendeu. Eu achei que ela tinha algum problema na família dela, mas parece que o motivo de ela não sair do palácio trombou com a America: O Soldado Woodwork, que é o verdadeiro amor dela. Awn. Maxon foi piedoso o bastante para que, depois de receberem a penalidade (o que deixou MUITAS cicatrizes) deixar com que eles vivessem. Vocês devem achar cruel que ele deixasse que recebessem as chicotadas, mas ele fez tudo o que pôde. No fim, o rei é que resolveu tudo.
Mas Marlee é uma fofa ao cubo. America disse que, se ela saísse, torceria por Marlee. Acho que não é a única (mas eu morreria de ciume).
Celeste: Eu poderia soltar VÁRIOS palavrões para descrever essa moça que é interesseira. Ela provoca as meninas ao seu redor, bate nas criadas e ainda manipula tudo. Eu quis bater no Maxon quando a America os flagrou se agarrando. Ele tinha uma "explicação": Já que ela o usava, porque não usá-la? Ele insistia que isso não mudava em nada os sentimentos dele pela America, e ele só estava fazendo isso porque seu pai não "aprovava" muito a nossa ruiva, além de que se ela desistisse dele, ele teria que ter uma esposa de qualquer jeito. O que nos leva à...
Kriss: Kriss é a maior aminimiga da America. Isso porque ela é a segunda escolhida de Maxon, além de ter passado bastante tempo com ele em A Elite. Ela me deixou preocupada de várias formas. Cheguei perto de achar que tudo estaria perdido, que a America ficaria com o Aspen, a Kriss com o Maxon e acabou. Ela ainda é amiga de America, e chega até a perguntar como estaria sua relação com Maxon (só para saber a posição dela em tudo... Mas). É uma oponente forte, e tenho bastante medo de que Maxon a escolha.
Sobre America, só digo que ela é meio confusa. Ela diz que ama o Maxon, mas quando está com o Aspen, se entrega a ele. E vice-versa. Poxa. Eu acho que ela não deveria brincar com nenhum dos dois, e aceitar que, se ela gosta do Maxon, que fique com ele. Afinal, você está na Seleção porque, meu amor? Se quisesse ficar com o Aspen, você já teria dito que queria sair e quebrado de vez o Maxon. Talvez não seja tão simples, mas você não pode trair o Maxon ou o Aspen.
Mas do resto... Ela é de longe a mais humilde de todas, eu acho. Ela faz tudo para ver suas criadas fiquem bem, ao passo que a Celeste bate nas suas. Ela também tem algumas burrices, como revelar em rede nacional que queria acabar com as castas, o que fez com que ela revelasse que tinha o diário de Gregory Illéa, o primeiro governador do país, o que por sua vez acarretou problemas para Maxon diante do pai - o diário era secreto.
Sobre o livro em geral: Como eu disse, tive medo de que se despedaçasse tudo na minha frente. Tinha vezes, principalmente em A Elite, em que eu quase suava de tanto pensar que a America escolhesse ficar com o Aspen. Ela simplesmente não pode fazer isso. Eu shippo muito Maxon e America para deixar isso acontecer (u.u).
Todo mundo pensa que a America pode ter a chance de ficar com o Aspen, por isso, fica tenso; Mas mil perdões, depois do final em que ela basicamente discute com o Aspen por não ter espaço, além de não retribuir seu beijo, acho que não tem mais disputa. Acaba o triângulo amoroso por aí. O único obstáculo dela agora é o Rei.
O Rei.
EU SABIA! O Pai do Maxon é cruel ao cubo. Lembro que me falaram que o Maxon tinha um segredo e que ele revelaria pra America, e eu ficaria com muita raiva de certa pessoa. Pensei logo no pai dele. 
Acaba que o pai dele agredia o filho quando ele não fazia algo direito. Que tipo de pai ele é?
Sem palavras para o que essa pessoa é. Além disso, ele tentou fazer a America se sentir mal, além de falar com que ela ficasse de boca fechada ou ela teria um inimigo.
E ele bateu no Maxon. No Maxon.
Que é tão adorável como a mãe dele.
Enfim. Vamos voltar ao outro lado da historia, o pai da America. Desconfio que ele acabou falando do segredo de America para mais gente além de sua esposa - mesmo não sendo autorizado.
Lembra que eu disse que o diário de Gregory Illéa era secreto? Pois é. A biblioteca que o Maxon mostrou à America também era, mas ela acabou falando demais e contou ao pai sobre o livro. O diário de Illéa possuía informações sobre como era a vida dele, além de revelar que o sistema implementado por ele parecia mil maravilhas, mas era só uma maneira de manter a população sob seu poder. Ele colocava as pessoas rebeldes em castas mais baixas, de modo que não tinham como se rebelar.
Depois de America contar sobre a existência do diário, rebeldes invadiram o palácio. Em tentativa de fuga (Lembro do Maxon ficando preocupado com a America, AWWWWWWWWN), ela se escondeu e viu uma rebelde com uma bolsa cheia de livros.
Eles procuravam o diário.
Sabe o que a menina fez quando viu a America? Fez uma reverência.
Tenho quase certeza de que o pai da America abriu a boca.
Só sei que os livros são demais; Veja que eu li três em quatro dias, basicamente. É fácil de ler; Difícil você se cansar, e quando se der conta, você já estará no final.
Sei que uma coisa que me preocupou de verdade é o triângulo amoroso, como eu já havia dito. Em alguns livros, fica um pouco óbvio com quem a personagem ficará no final, pois só há uma. É o caso de Divergente, com Tris e Tobias. (Fourtris <4)
Pense que basicamente todo fã de Divergente, ou Iniate, como preferir, ama Fourtris. Eu duvido que Veronica Roth acabaria com esse romance, até porque não existe triângulo.
Ao contrário de Feios, Jogos Vorazes e agora, A Seleção.
Em Feios, Tally se vê entre Zane e David. Mesmo que não apresente muita ameaça, você fica um pouco nervoso em saber que ela pode se apaixonar por David e deixar Zane (Ok, não. Basicamente, a ameaça à Zally por David é nula), isso se você gostar de Zally.
Em Jogos Vorazes, mesmo com o Katniss x Peeta x Gale, pra mim pareceu quase óbvio que ela fosse ficar com o Peeta. Não sei se você sentiu isso também, mas...
A Seleção foi diferente de tudo, devo dizer. A Kiera realmente me fez suar e perder o controle, por isso fiquei com as pernas bambas. A coisa que eu mais quero nesse livro é que a America escolha o Maxon, e que a Kriss fique com outra pessoa. (Qualquer um. Com o carinha dos estábulos, com o cozinheiro, com um guarda. Desde que o Maxon fique com a America u.u). Além de pedir que o Aspen pare de tentar fazer da America um prêmio. Só sei que minha mente fez isso enquanto lia: ERNFWKRNERGNWJNRGEJRNF
Com certeza, me surpreendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.