25 janeiro 2014

Assassinato no Campo de Golfe


E hoje eu acabei mais um livro da Dama do Crime, Agatha Christie!
Peguei esse livro emprestado com minha amiga (valeu Mari!) e comecei ontem. Já deu pra perceber que o livro é ótimo, não?
Confira a sinopse:
(Skoob)Aos campos de golfe normalmente se vai para praticar o esporte. Mas em um romance de Agatha Christie, a dama do crime, o gramado também pode se transformar no lugar onde acontece o assassinato de um jogador desavisado.
Assassinato no Campo de Golfe é narrado pelo jovem (ou foi assim que eu o imaginei) Capitão Hastings, que tem como colega de quarto alguém que conhecemos muito bem - Hercule Poirot. Certa manhã, ao voltar para casa depois de longa viagem - onde conhece uma moça que atende pelo nome de "Cinderela" - descobre que seu amigo recebeu uma carta onde Paul Renauld pedia ajuda.
A partir daí, a história se desenrola. 
O livro arranca muitos quase-gritos de surpresa, e tem um ritmo ótimo. A prova disso? Eu consegui ler em dois dias, o que é impossível se o livro for chato. Ele é leve, nada que deixe você completamente confuso ou sobrecarga mental. E, se você se sentiu confuso(a) em algum momento da trama, apenas espere que tudo vai ficar cristalino. 
Como sempre, a autora conseguiu fazer um livro que, por mais que trate de um assunto macabro, consegue nos apresentar fatos como o amor entre os personagens. Falando deles, tenho certeza que você vai gostar de todos - menos de Giraud. Giraud é um personagem que é arrogante e se acha o sabe-tudo, mas de maneira diferente de Poirot - que bem sabemos que também se acha um pouco, mas que não chega a ser irritante tal como Giraud.
Enfim.
Como já tinha dito e como é clássico de Agatha, temos vários tapas na cara, apesar que com alguns eu não me surpreendi. Quero dizer que talvez a experiência com os outros livros dela podem ter me atrapalhado neste (inclusive, a experiência com o ultimo livro que eu li dela, que me deu o maior dos tapas na cara). Quem é acostumado com os livros dela e ler esse aqui vai entender o que eu digo. Dei de cara com algo que parecia ser impossível nos livros dela. Além disso, o relato que Poirot deu - como faz em todo livro - sobre quem era o assassino pareceu que carecia daquelas provas físicas que parecem uma coisa mas eram outra.
Mas, ainda assim, quatro estrelas.
Agora sim, os spoilers. 
Marthe.
As únicas vezes que eu suspeitei dela foram as vezes em que Poirot fez um comentário sobre os olhos dela, quando ele disse que esperava que Hastings entendesse o que ele queria dizer com essa frase. De resto, nada me fez pensar nela. Falando em Jack, para mim parecia óbvio que não era ele o assassino. Por que? Porque estava tudo muito redondinho, e nada nos livros dela é assim. Já sobre Bella e Dulcie, eu tomei o maior dos tapas na cara quando soube que a Dulcie (Cinderela) estava acobertando a irmã. Vamos bater palmas para Agatha novamente!
Sim, eu cheguei a suspeitar de quase todo mundo, inclusive de Stonor, da Sra. Renauld, do jardineiro e até das moças que trabalhavam na casa, por serem as menos prováveis. Mas acho que nada me fez dar tanta importância a Marthe.
Sobre o segredo do casal Renauld, adivinha de que eu lembrei? Não Conte a Ninguém, claro! E foi realmente engraçado que eu tenha lido Assassinato no Campo de Golfe logo depois do outro. Poirot, como sempre foi muito esperto. Creio que posso dizer agora que ninguém tiraria o lugar do meu detetive favorito.
E sim, sobre Hastings e Dulcie/Cinderela.
*Respira* Eles são tão fofos. Não tenho palavras. Parece que Agatha sempre consegue fazer com que eu goste de todos os casais que ela coloca na minha frente, e esse não é exceção. E que pedido de casamento foi aquele? Lindo <3 
Amei o livro.

Ps: Estou quase chegando aos meus 80 livros lidos! Ainda não sei qual será o número 80, mas já tenho ideia do 79: Tocada Pelas Sombras, da série Vampire Academy, escrita por Richelle Mead. Além disso, eu vou voltar para as aulas na Terça, o que pode significar o fim do meu ritmo de leitura :( Mas não se preocupem, vou continuar postando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.