19 janeiro 2014

Aura Negra

 
Heeeeeeeeeey! Como vão?
Bem, eu terminei mais um livro (depois de algum sacrifício), e esse livro seria Aura Negra, o segundo da série Vampire Academy. Confira:

(Skoob)A Escola São Vladimir está em alerta após um ataque dos sanguináreos Strigoi. Os Guardiões admirados por suas habilidades e seus grandes feitos, se preparam para entrar em ação. A escola envia seus alunos para um hotel de luxo e bem protegido, porém um imprevisto obriga Rose a deixar a segurança de seu lar e impedir que o pior aconteça. Apenas quando a vida de seus amigos está por um fio é que a heroína descobrirá força dentro de si. 

Então. 
Eu demorei muito para conseguir ler esse livro. De verdade. Não que ele seja chato, horrível, nem nada, ele é muito legal, mas vou explicar o porquê.
Rose começa, no Prólogo, falando de como é a vida dos Moroi/Dampiros/Strigoi, e eu agradeço muito a Richelle por fazer um capitulo assim porque, se esquecesse alguma coisa, eu teria um guia prontinho.
Mas, chegava no primeiro capitulo e eu travava. Não conseguia me concentrar. Fiquei nessa dança uns cinco dias, até que eu comecei mesmo a ler e fui até o fim do Capitulo 7.
E tive que começar tudo de novo.
Motivo? Não me adaptei com o livro até o capitulo onze. Nos primeiros 7 capítulos (e até o 11) Rose estava tão diferente, tão "controlada", que parecia que eu estava em outro livro. Não conseguia sentir as emoções dela, sem contar no fato que a Lissa e o Christian basicamente evaporaram. Em outras palavras, não entrei de cabeça no Universo de tudo.
A partir desse capitulo, as coisas melhoraram e eu consegui ler o livro sem nenhum problema - li em 2 dias, na verdade. 
Não dei nota máxima para esse livro por causa desse começo e do fim, mas o livro é realmente muito bom. Nós ainda tomamos tapas na cara, rimos e até choramos. Vale a pena continuar a série!
Agora, sim, começam os spoilers.
Mason.
Mason.
MASON.
E, quando eu achava que a Richelle não seria uma assassina - como são pessoas tipo Rick Riordan e Cassandra Clare -, eu me enganei.
Eu quase morri junto quando o Mason se foi.
Eu já tinha uma pista do que aconteceria (dica: não folheie os livros), mas para mim, ele voltaria são e salvo. Mas não. Ele morreu :(
Outro ponto que eu quero comentar é Dragozera/Chrissa/Listian ou qualquer outro nome que você queira dar para Lissa/Christian. Eles quase não apareceram, na minha opinião. Antes de irem para a Estação de Esqui, Lissa deve ter aparecido umas cinco vezes, o que é muito pouco comparado ao primeiro livro. Nem se fala do Christian, então! Quase nem apareceu.
Senti muito a ausência da Lissa (mais do que a do Christian, sim), e eu queria que ela tivesse aparecido mais.
Próximo tópico: Adrian.
Eu me senti igualzinho a Rose. Não sabia se gostava dele ou não. Às vezes ele era levemente irritante, mas dava umas cenas muito legais no livro. Ainda não morro de amores por ele, mas eu estou gostando dele.
E aquele tapa? O elemento dele é o espirito.
E ele consegue entrar nos sonhos das pessoas. Socorro.
Ainda acho que Adrian vai ter um grande papel na série, inclusive na busca de Lissa para controlar o Espirito sem sofrer as consequências - mesmo que ele próprio sofra delas, talvez eles juntos conseguem descobrir um jeito.
E aquela coisa da Rose estar envolta em sombras que vem da Lissa? Na minha opinião, Rose está absorvendo o mal que paira sob a melhor amiga quando ela usa o Espirito. Mesmo que Lissa não o use, ela ainda tem um humor instável e Rose se deparou com um nó de sentimentos ruins na cabeça da Lissa, que depois desapareceu. Concordam?
Agora, o final e porque não merece aquela nota dez:
No último capitulo, algumas coisas definitivamente ficaram faltando.para mim. Você deve se lembrar que Dimitri que havia comentado para Rose que os Strigoi estavam em Spokane, e que essa comentou para Mason, que junto com Mia (de quem estou começando a gostar) e Eddie foram para a cidade buscar os Strigoi, e aí começou toda aquela confusão que resultou em duas marcas molnija para a Rose e a morte de Mason. 
Ok. Agora, nós pensamos que Rose com certeza vai ser punida, junto com Dimitri.
Não. O livro não menciona nada. Ok, Rose estava em estado de choque? Sim. Mas, normalmente, nós saberiamos se o Dimitri tomou uma bronca daquelas. E acho que faltou isso. Não sabemos como os guardiões reagiram a essa quebra de sigilo.
Além disso, Lissa e Christian estavam brigados antes de ele ir até Spokane, e no final ninguém falou se eles ficaram bem de novo. Claro que é dedutível, afinal Christian passou por uns maus bocados e Lissa o ama demais para deixar ele sozinho. Mas ainda parece ser um ponto que me incomodou no final do livro.
Como eu tinha tido, o livro é muito legal, apesar do começo meio "parado" e não ter muito mistério. Vale a pena continuar a série.
O livro recebe 4 estrelas.

Agora, não faço a minima ideia do que ler! Estou entre Não Conte a Ninguém e Tragédia em 3 Atos, para dar aquela pausa que eu sempre dou entre livros de séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.