07 janeiro 2014

Fim do Jogo


A única maneira de ganhar é perder,
A única maneira de sair é entrar.
Sabe aquele livro que parece que ninguém conhece, mas que te chama atenção pela sinopse?
Sabe aquele livro que depois você vai implorar para alguém que você conhece ler, porque assim você pode surtar?
Fim do Jogo é o livro. Antes de começar, já quero falar que esse livro recebe uma nota altíssima, quase 10. Ele é intenso.
Leiam a sinopse: 
Frank Peretti e Tedd Dekker - dois dos mais aclamados escritores de thrillers sobrenaturais - uniram-se para escrever FIM DE JOGO. Numa casa assustadora, sete jogadores participam de um jogo mortal. Há apenas 3 regras que não fazem sentido algum, exceto para um serial killer. Ao longo do jogo, percebe-se que a única forma de vencer é perder e a única forma de sair é entrar.
Jack e Stephanie estão a ponto de se divorciar, e Leslie e Randy estão noivos. O que é comum entre eles? Ambos estavam viajando quando, ao entrar em uma estrada esquisita (que, vamos colocar assim, era "fora de rota"), sofrem um acidente - seus pneus são furados em plena viajem, e eles tem de ir andando até a pousada mais próxima, Wayside Inn. Já é uma coincidência enorme Wayside Inn ser a única pousada aos arredores do acidente, né?
Então.
Os quatro chegam na casa e encontram tudo vazio. Eles concluem que a casa não está abandonada, pois está bem arrumada. 
Aí, a luz acaba.
Quando vão procurar algo para iluminar a casa, encontram a primeira anfitriã, Betty, que pede para que todos ajudem com o jantar. Leslie, ao entrar na sala de jantar, conhece Pete, filho de Betty e Stewart, que Randy encontrou no banheiro. Estranhamente, eles parecem saber de alguns segredos dessas pessoas.
E aí as coisas começam a ficar... estranhas.

Cuidado, pode haver spoilers.

Primeiro, acho que deveria mostrar as regras:
Bem vindos à minha casa.
Regras:
  1. Deus veio até a minha casa e eu o matei.
  2. Vou matar qualquer um que entrar na minha casa como matei Deus.
  3. Se vocês me oferecerem um corpo, deixarei dois escaparem.
Já deu pra ver como o livro é, né? 
Stephanie é uma cantora, Jack um escritor, Randy um empresário (ou algo parecido) e Leslie, uma psicóloga. Posso dizer que Jack é o meu personagem favorito. Eu fiquei brava com a Leslie depois de ter beijado o Jack (porque sim, eu queria desde o começo que ele e a Stephanie voltassem), e o Randy parecia um cara engraçado no começo mas ficou totalmente detestável no fim, quando matou A PRÓPRIA NOIVA pra salvar a pele. Stephanie era meio "bobinha", como eu vi em uma das resenhas pela internet, mas eu gostei dela, pelo menos um pouco.
Antes mesmo de darem as regras, o jogo já começa. 
Ok, volte, como assim? Um jogo não começa sem regras, certo? 
Se você leu o livro, vai se lembrar que no final, a casa nada mais nada menos é o espelho do coração dos jogadores - ou do mal no coração deles. 
Randy não gostava de seu pai. Stewart entra no banheiro sendo o durão, e, se eu não estou enganada, ele pega o cinto, o instrumento que o pai de Randy usava para bater nele.
Leslie foi abusada como criança, mas em vez de lutar contra isso, ela apenas ficou parada. Resultado? Virou promíscua, e isso virou uma espécie de pecado. Um mal. Assim, quando entra na sala de jantar e Pete olha para ela, é como se de repente isso se virasse contra ela.
Aparentemente, Jack não é afetado nesses primeiros momentos. Já Stephanie, eu não posso afirmar com certeza, mas eu acho que quando Betty a obrigou a cantar, ela estava brincando com Steph - que após a morte da filha, resolveu que, em vez de ficar amargurada como seu marido (um motivo do divórcio deles), resolveu seguir em frente cantando. Tapando o Sol com a peneira. Ignorando.
No começo de tudo, devo admitir que realmente achei que eles também eram vitimas. E aí, de repente, eles estão com o Assassino, o White.
Falando nisso, como esse cara atraiu as pessoas?
No começo do livro, Lawdale é um patrulheiro que fala da estradinha fora de rota para Jack e Steph, afirmando que é mais fácil ir por ela do que voltar a estrada principal quando ambos se perdem (e, pensando bem, não poderia ter sido ele que distraiu Jack, fazendo com que ele perdesse a entrada?!). O que está acontecendo na realidade é que White matou o verdadeiro patrulheiro. Simples.
A parte épica do livro é, com certeza, no porão. Principalmente no começo. Você acha que é simplesmente um porão quadrado? Sem chances. É um labirinto que muda sozinho dependendo da pessoa. E ainda tem uma garota presa lá dentro, a Susan, a única que conseguiu escapar do jogo anterior!
O final é bastante bonito, porém, não acho que seja do agrado das pessoas que procuraram um terror ou suspense. Surpreendeu, sim, e era muito bonita a lição, mas creio que para um livro destinado ao suspense, poderia ter um final diferente.
Bem, e aquelas frases?
A única maneira de ganhar é perder,
A única maneira de sair é entrar.
A única maneira de ganhar o jogo, de sair do labirinto com vida, é perdendo alguém do jogo - matando a pessoa, no português claro. Ou então, perdendo o mal no coração.
A única maneira de sair do jogo é jogando. Se você só procurar a saída, não cumprindo a Regra 3 ou então ignorando o que a casa quer te mostrar, você acaba morrendo. Simples. 
Enfim, vamos parar de falar um pouco do livro em si e vamos para a nota final.
Quer saber mesmo porque esse livro não recebe uma nota máxima?
Ele é confuso. Não só na parte da casa, em que de repente você não sabe mais em que sala que ele está ou de que diabo de porta que ele tá falando, mas às vezes no pensamento dos personagens. No começo, achei que a Betty e o Stewart (que depois eram demonios :O) estavam trabalhando com o White naquela hora, apenas para salvar sua pele. Aí, o livro te deixa confuso com o fato de não saber se a casa é a única que é usada nos jogos e os jornais são falsos ou eles são empregados permanentes. E de repente, a Stephanie começa a falar que o Jack olhou para a Leslie de um jeito estranho, e hã? 
Pode ser coisa minha, mas eu achei que algumas coisas tinham que ficar um pouco mais claras.
Esse livro quase recebeu um 10. Eu podia ficar falando dele o dia inteiro! 9.9, com certeza.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.