04 março 2014

Assassinato no Expresso do Oriente

 http://weheartit.com/entry/103291504/search?context_type=search&context_user=black_rose21&query=orient+express
E aí? Como estão?
Eu estou bem, obrigada. Ou pelo menos o melhor que eu posso estar depois de terminar um livro da Agatha Christie: Assassinato no Expresso do Oriente. Na realidade, eu já havia lido esse livro há alguns anos, mas minha amiga (Valeu Mari, de novo!) tem alguns livros dela e eu resolvi reler esse. O mais engraçado de tudo é que eu achava que sabia quem era o assassino, e levei um tapa na cara (sim, essa expressão está de volta) maior ainda da Agatha.
Confira a sinopse:
(Skoob)Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.
Alguns livros, dependendo do assunto, te deixam entediado na segunda leitura - não Assassinato no Expresso do Oriente. É o primeiro livro da Agatha que eu releio, e do mesmo jeito, eu levei alguns tapas básicos em coisas que eu não lembrava. Dessa vez, por achar saber quem era o assassino, não fiz muitas suposições - e, mesmo se tivesse, creio que me confundiria ainda mais.
Eu não consegui largar por um minuto! Fiquei lendo o tempo inteiro, sem conseguir parar para ouvir música ou vir para o computador. Você pode se confundir facilmente no fato de que há muitas pessoas e muitos horários, mas tudo se torna claro como cristal no final de tudo. Além disso, tenho certeza que, chegando nos últimos capítulos, você vai começar a se perguntar: "Como?", e até dar risadas com toda a situação.
Enfim, agora, os spoilers.
Eu jurava que sabia quem era uma das assassinas. Não estava errada, porém, não estava certa.
Mary Debenham era a assassina, mas com outras 11 pessoas.
Sério! Eu achava que tinha sido uma dupla, ela e mais um homem - que julguei ser Coronel Arbuthnot - e aí BUM! Não, não é. 
Todos os passageiros eram culpados. Até o condutor. Ok, tirando a Condessa de Andrenyi, mas ela planejou tudo também. Eu só percebi e comecei a recuperar a memória do que tinha ocorrido de verdade no último segundo, quando todo mundo começou a ter alguma ligação com o caso dos Armstrong. Pensei: "Mas não pode ser todo mundo, certo? Não, espera...", e depois me enganei de novo, achando que tinha visto isso em CSI. Mas não.
E a mulher de quem eu não gostei, a que só falava da filha, era Linda. Arden.
Eu aplaudo essa mulher de pé.
O que eu mais achei legal no livro inteiro foi que Poirot, Bouc e Constantine resolveram não contar nada para a polícia; eles perceberam que, mesmo que de uma maneira errada, eles condenaram um sujeito cruel. 
Mas e a mulher de vermelho? Quem seria? A Condessa? Não, porque ela não esfaqueou ninguém. E Poirot viu a mulher, então ela tem de ser real. Então, deve ser uma das mulheres do trem, porém quem?
De qualquer modo, o livro é ótimo, maravilhoso, e eu recomendo com certeza. Já estou até com vontade de ler mais um da Agatha, e é o que provavelmente vou fazer. Até, beijos procês :3

Ps: Descobri que o Capitão Hastings está em mais livros do que em apenas O Assassinato no Campo de Golfe. Simbora ler!
Ps²: Acabei de descobrir que, mesmo amando os livros da Agatha, eu não tenho nenhum. Doações? :3

3 comentários:

  1. Só li um livro dela até agora e gostei muito, e pelo que você falou (só li até antes dos spoilers) esse aí parece ótimo.
    E lá vou eu colocá-lo como "vou ler" no skoob, embora não saiba quando, porque minha lista de livros já está grande, competindo com minhas tarefas escolares, aliás.

    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi! Posso te garantir que todos os livros da Agatha são ótimos! Esse, na realidade, é um dos melhores (acho que virou até filme). Li vários do Poirot (porque ela também tem a Miss Marple e um casal como detetives), e eu sempre fico de boca aberta. Qual que você já leu?
      A minha também está loooooooooooooooonga! Vou ter que me virar pra conseguir ler tudo :s
      Beijos :3

      Excluir
  2. eu comecei a ler o livro, dai uma colega minha deu um super spoiler do final, dai eu parei de ler ;-;
    e entao eu vim aqui e li os speilers e decidi: nao vou ler o livro por enquanto rsrsrs...
    mas ele me parece ser um otimo livro.

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.