25 maio 2014

Laços do Espírito, de Richelle Mead


Woooow! Faz tempo que eu não entro por aqui, hein? Quase dois meses!
Lembro que tentei começar a escrever um artigo sobre a série Sherlock, inclusive, mas o tempo não deixou :( E, depois de tanto tempo sem ler alguma coisa, também não tinha um post daqueles para postar (e eu culpo as séries um pouco, também. Afinal, não é fácil ver Reign, CSI, Arrow, The Big Bang Theory e Resurrection e ainda ter tempo para ler).
Por circunstancia do meu aniversário (que foi dia 17 de Maio, aliás), eu ganhei vários livros que eu ainda vou ler e trazer posts. Veja:

  1. Três livros de Sherlock;
  2. Quem é você, Alasca?
  3. Desaparecido para sempre (com esse, me surpreendi. É do mesmo autor de Não Conte a Ninguém e meu amigo não sabia que eu tinha adorado)
  4. Game of Thrones 
  5. E, dos meus pais, o box de As Peças Infernais em inglês (YAY!)
E ainda tem os que eu pedi, tal como Cidade do Fogo Celestial (que lançam depois de amanhã nos EUA) e A Escolha (VAMOS LÁ TEAM MAXON!). Então é, vou ficar bem ocupada!

De qualquer modo, terminei o quinto livro da série Vampire Academy, o chamado Laços do Espírito.
Confira a sinopse:
Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? Em “Laços do espírito”, Richelle Mead continua a saga que renovou a literatura de vampiros e apresenta uma história repleta de dilemas, intrigas políticas e emoções extremas que vai conquistar mais uma vez os leitores.
Devo ser honesta: começo a me cansar um pouco da história. Não porque ela é chata ou algo assim, mas porque são muitos livros e eu estou nessa história faz tempo. Chega uma hora que eu quero histórias novas, e eu acabo me cansando um pouco. Não me entenda mal: a história continua ótima, muuuito boa. Só que depois de um tempo, eu sinto necessidade de coisas novas.

Tirando esse fato (até porque é coisa minha, não da série), o livro recebe 5 estrelas, mesmo eu sabendo metade dos acontecidos (maravilha, né?). Ele tem uma grande aventura, e, conforme você vai chegando ao final, você não consegue largá-lo. Não é como se tivesse um grande mistério - até porque, ele meio que é "quebrado" no meio do livro - mas você simplesmente sente a necessidade de continuar lendo. É cativante!
Senti-me surpresa com o fato de que, várias vezes,  me irritei com Rose. Frases dela como "O que no mundo teria prioridade sobre Dimitri?" me irritaram profundamente, porque de repente ela não era uma garota independente, mas uma completamente obcecada pelo homem que amava. Ou quando ela ficava irritada por coisas bestas, eu começava a ficar irritada com ela também.
Se alguém me visse falando do Adrian e da Rainha Tatiana no segundo livro, mais ou menos, se surpreenderia com o fato de que mais tarde, eu acabaria gostando deles. Tenho um amor enorme pelo Adrian, que é simplesmente a coisa mais linda do livro (Sim, galera, ultrapassou um pouco Christian Ozera!) e a Rainha realmente melhorou muito. Ela finalmente conquistou meu respeito (e eu não acreditava muito quando diziam que ela era uma boa pessoa, no final das contas).
Uma coisa que incomodou um pouco nesse livro foi o estilo de escrever da autora. Em alguns momentos, ele era extremamente infantil; quero dizer, alguns termos ficaram bem clichês. Outros, já eram mais adultos (inclusive, acho que foi a maior cota de palavrões que eu já li em um livro depois de Will&Will). Mas isso não afetou muito a nota do livro.

Bem, agora sim, um pouco de spoilers.

É uma pena que já sei quem matou a Rainha. Já sabia muito antes de chegar nesse livro, e pior que eu gosto tanto do assassino! É meio que a decepção que eu senti nos livros da Agatha Christie.
[Interrompendo rapidão] CHRISTIAN E LISSA ESTÃO JUNTOS DE NOVO, YAAAAAAAY!
Outra coisa que eu queria comentar era o fato do Victor Dashkov. Ainda acho que esse cara vai voltar, e que isso não vai ser nada bom. 
E o negócio de trazer Strigoi de volta?!
E a coisa de fazer Moroi lutarem?!
E o Dimitri e a Rose?! apesar que eu acho que shippo mais Rose e Adrian, sorry
E o outro filho do Eric?! MESMO EU SABENDO QUEM É
É quase o último livro!
Ainda tem muita coisa para se resolver, e, mesmo eu já sabendo de metade das coisas, muita confusão vai acontecer.
Ah, meu Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.