15 julho 2014

As Aventuras de Sherlock Holmes

Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes em Sherlock, da BBC. (2x03 - The Reichenbach Fall)
Oi! Como vão?
Pensei muito em um post legal para fazer antes de viajar, mas, não tive nem uma ideia boa o bastante para vocês. Então, provavelmente o último post antes de viajar (amanhã, YAY!), será aqueles que vocês sempre verão por aqui: os dos livros.
Dessa vez, voltei a ler Sherlock Holmes, dessa vez uma coletânea de contos escritos por Sir Arthur Conan Doyle, chamada de As Aventuras de Sherlock Holmes. Confira a sinopse:
(Skoob) Este livro contém nove histórias, onde o autor narra as mais eletrizantes aventuras do detetive inglês. De elevado conhecimento científico e raciocínio dedutivo, Sherlock Holmes é um detetive que desvenda crimes insolíveis. Nos livros de Conan Doyle há sempre um duelo entre o detetive e seu inimigo oculto, também dotado de inteligência rara, e o desenlace vem carregado de forte dose dramática.
Estava no Tumblr (calma, isso vai fazer sentido!) quando vi um post falando que sempre pensamos "Só mais uma página...", quando lemos um livro bom. Com esse aqui, foi diferente.
Eu não pensava em ler mais uma página, mas um conto inteiro.
Todos os contos tem uma pitada de surpresa por si só, e eu me senti cada vez mais atraída pela forma como Sherlock resolve os casos. Também temos partes engraçadas e partes que parecem ser dignas de um filme de terror. Temos as deduções em maior ou menor grau, os casos que são legais e os outros muito legais. Tenho vários que eu quero muito que se tornem parte da série Sherlock (da BBC), como A Aventura do Polegar do Engenheiro, A Aventura da Faixa Pintada (o primeiro conto de Sherlock que realmente li!) e A Aventura da Casa das Faias. 
Apesar de, como eu falei, termos contos dos quais gostei em maior ou menor grau, esse livro, no geral, merece 5 estrelas. 
Agora, a classificação de cada conto:

  1. Um Escândalo na Boêmia 
  2. A Liga dos Ruivos 
  3. Uma Questão de Identidade 
  4. O Mistério de Boscombe Valley 
  5. As Cinco Sementes de Laranja 
  6. O Homem com o Lábio Deformado 
  7. A Aventura do Carbúnculo Azul 
  8. A Aventura da Faixa Pintada 
  9. A Aventura do Polegar do Engenheiro 
  10. A Aventura do Nobre Solteiro 
  11. A Aventura do Diadema de Berilos 
  12. A Aventura da Casa das Faias 
Agora sim, alguns comentários sobre cada conto (e com um pouco de spoilers):
  1. Um Escândalo na Boêmia me deu outra perspectiva de Irene Adler. Não gostava tanto da Irene que vi na série, mas percebi, pelo livro, como ela é uma mulher forte. Adorei o conto e o jeito esperto de Sherlock fazer com que Irene mostrasse a foto.
  2. A Liga dos Ruivos, creio, que seja o conto mais engraçado do livro. Uma situação bizarra como aquela, apresentada de um jeito que só podia ser filme de comédia, mereceu 5 estrelas, principalmente pelo desenrolar e pelo esquema por trás daquilo tudo. Novamente, as deduções de Sherlock impressionam!
  3. Uma Questão de Identidade: Esse conto foi, no mínimo, um pouco interessante. Porém, muito rápido - na realidade, creio que a história de Mary dura mais do que a solução mesmo. Ainda assim, é inteligente - principalmente com os detalhes, tal como a da máquina de datilografar - e merece 4 estrelas.
  4. O Mistério de Boscombe Valley: esse é incrível! A história é muito legal, e vemos como um fato tão óbvio, ou que parecia óbvio - de que um filho tinha matado o próprio pai - se torna algo completamente diferente. Temos uma história por trás de tudo o que aconteceu, e ela não é nada previsível - na realidade, os relatos de Watson fazem você pensar que o motivo seria um, quando na realidade é outro. E também, as deduções que Sherlock fez na cena do crime... Incríveis.
  5. As Cinco Sementes de Laranja - também apresentou, como no terceiro conto, o problema da história ser longa demais para a solução. Sherlock deduziu tudo em 5 segundos, mesmo sendo tarde demais para fazer alguma coisa. Faltou também, um pouco, a parte das deduções incríveis. Creio que eu esperava um pouco mais dela, então, 4 estrelas.
  6. O Homem com o Lábio Deformado é genial. Tem uma reviravolta incrível. Faltou um pouco das deduções de Sherlock - na realidade, creio que é o único no qual ele não explica como chegou ao que aconteceu - mas o conto é muito bom e chega a ser engraçado em algumas partes.
  7. A Aventura do Carbúnculo Azul, que já até sugeriram como o Especial de Natal de Sherlock da BBC, é um conto que talvez não tenha me ganhado exatamente pelo caso de roubo, mas por um pouco antes disso. Como alguém consegue deduzir tantas coisas vendo um chapéu?! É maravilhoso. Também gostei do caso, mesmo que ele fuja um pouco do que esperamos de Sherlock e vemos realmente um trabalho de campo de pessoas no mínimo normais, LOL.
  8. A Aventura da Faixa Pintada foi o primeiro conto de Sherlock que eu li, porém ele estava "encurtado". Na realidade, ele apareceu em um antigo livro de Português meu, e eu já amei a história na época, imagina agora! É fantástico.
  9. A Aventura do Polegar do Engenheiro é aquele conto que eu imploro aos produtores da BBC que coloquem na série, e aquele conto que pareceu, por um momento, filme de terror. Mas, ainda assim, ele é rápido. Muito rápido. O conto desviou das deduções de Sherlock para contar a história, e isso ficou faltando. De qualquer modo, é fantástico, por isso, 4 estrelas.
  10. A Aventura do Nobre Solteiro é um conto do qual não gostei muito não. Eu não sei porque, mas ele não me atraiu tanto. De qualquer jeito, as deduções são muito boas (e eu quase acertei uma!), e o final também é legal, então, 4 estrelas.
  11. A Aventura do Diadema de Berilos foi uma daquelas histórias que eu achava que ia ser "chata", mas se tornou melhor do que eu imaginava. Seguindo o exemplo do 4º conto, ele mostra que nem tudo o que achamos ser verdade é realmente verdade. O filho é acusado, mas, no final, é algo totalmente diferente, deduzido apenas vendo as pegadas de alguém. Lindo.
  12. A Aventura da Casa das Faias é um dos, se não o meu favorito. Esse conto seguiu o exemplo do conto 9, em matéria de "pelo amor de Deus BBC use esse conto", e foi muito legal. Também achei que a história não ia ser tão boa, mas bati a cara no muro e achei ela maravilhosa. Também tem o final um tanto rápido, mas isso eu ignorei porque é. Muito. Boa. Obs: Eu deduzi algo certo, uhul! Aquela parte em que a Violet fazia o papel da filha (Alice), que não estava na Filadélfia coisa nenhuma, mas naquele quarto... (Ok, no começo eu achei que ela estava morta, mas depois que eu vi a história do quarto, entendi que ela estava presa). 
É isso. Adorei, e recomendo muito! 
Obs: Sou adepta da opinião de Steven Moffat de ler tudo na ordem cronológica, ou então, na ordem de publicação. As coisas fazem pelo menos um pouco mais de sentido. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.